A exposição solar apesar dos benefícios, como o facto de ser fundamental para a síntese de vitamina D, é uma agressão para a nossa pele, que quando em excesso, pode conduzir ao seu envelhecimento precoce. Entra aqui o papel protetor que uma boa alimentação pode ter, muito relacionado com os antioxidantes, compostos anti-envelhecimento presentes nos alimentos, que ajudam a combater estes danos e a manter o bom aspeto da pele.
Temos o caso dos carotenóides, grupo de compostos antioxidantes responsáveis pelo pigmento laranja e vermelho de algumas frutas e vegetais, chamados de licopeno, luteína e beta-caroteno. Os carotenóides, juntamente com polifenóis como EGCG no chá verde, resveratrol nas uvas vermelhas e ácido elágico nos frutos silvestres, conferem proteção solar natural. Eles acumulam-se na pele e absorvem a luz solar em vários comprimentos de onda devendo-se os seus benefícios, no entanto, principalmente à sua atividade antioxidante. Juntamente com as vitaminas com ação antioxidante como a vitamina C e a vitamina E, eles protegem a pele contra os danos dos radicais livres gerados pela radiação UV do sol, que podem causar o envelhecimento precoce da pele.
Os radicais livres causam danos às proteínas, incluindo o colagénio e a elastina, o que pode levar ao aparecimento de linhas finas, rugas, flacidez, perda de elasticidade e manchas castanhas. Podem também danificar os lipídios nas membranas celulares e levar à flacidez, bem como à pele áspera e seca.
Mas se quer ir um pouco mais além na proteção da sua pele, assegure que a sua alimentação tem um bom aporte em zinco e ómega-3. O zinco possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, de manutenção e reparação para a pele; já o Ómega 3 protege a pele das agressões do sol, prevenindo o envelhecimento precoce e contribui para uma boa hidratação da mesma.
Como traduzir isto para a sua lista de compras? De forma muito fácil, tentando que façam parte da sua lista, com mais frequência, alimentos como:
- Kiwi, laranja, tangerinas, clementinas, morangos, couve portuguesa, pimento vermelho e brócolos – ricos em vitamina C
- Tomate, batata doce, espinafres, abóbora, cenoura, pimento laranja, pimento amarelo, manga, dióspiro, raiz de curcuma e “kale” – ricos em carotenóides
- Romã, amoras, framboesas, cerejas, morangos, mirtilos e uvas vermelhas – ricos em polifenóis
- Peixes gordos como salmão, sardinhas, truta e cavala, nozes, algas, sementes de chia e sementes de linhaça – ricos em ómega-3
- Maioria das carnes, marisco, gérmen de trigo, sementes de abóbora e leguminosas – fontes de zinco
Alimentação saudável é sinónimo de uma pele mais saudável mas nem sempre é fácil ter ideias para snacks. Aqui ficam duas sugestões fáceis de fazer e deliciosas de comer:
- Batido de abacate e laranja
(para cerca de 10 shots)- ¼ de abacate
- sumo de 2 laranjas
- 120 ml de bebida vegetal de aveia
- gengibre ralado fresco q.b.
- Coloque tudo numa liquidificadora e triture, até ficar um batido homogéneo.
- Húmus de pimento assado
- 200g de grão de bico cozido (1 lata pequena)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 dente de alho
- 100g de pimento assado (comprado já assado)
- ½ colher de chá de cominhos
- sal q.b.
- Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture, até ficar uma pasta homogénea. Se a massa estiver muito presa deite um fio de água e volte a triturar, até acertar a textura a gosto. Pode comer com palitos de cenoura, palitos de pepino, tostas ou até barrado em wraps ou pão.
O apoio nutricional é fundamental para quem pratica exercício físico e/ou faz tratamentos estéticos. Não serve apenas para quem pretende emagrecer ou engordar, este acompanhamento deve ser contínuo e realizado para todos, pois ajuda em muitos outros aspetos da vida.
Compre já a sua primeira consulta com a Nutricionista Ana Rita Lebreiro AQUI.
Para mais informações através do: +351 253 215 019