Skip links

Adeus retenção e inchaço durante o verão!

Estamos em pleno pico de verão! É normal que queiramos aproveitar ao máximo as idas à praia e os lanches e jantares com alguns excessos alimentares … e nada de errado nisso, contudo há uma das reações naturais do organismo que pode dar-nos algumas dores de cabeça: a retenção de líquidos e o inchaço dos membros inferiores do corpo é mais comum durante o verão. E quem sofre com estas patologias, sabe bem que principalmente naqueles dias com temperaturas mais elevadas os sintomas pioram. Isto acontece porque  em dias mais quentes, a temperatura corporal do nosso organismo é também ela mais elevada, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, promovendo a retenção de líquidos, dando a impressão/sensação de inchaço ou ganho de peso. 

E há outros vários fatores que podem influenciar o aparecimento desta patologia, que pode ser muito incomodativa, e que devem ser tidos em conta como: 

  • a concentração elevada de sal nos alimentos (fast food, enlatados, entre outros);
  • uma dieta pouco saudável, com excesso de carboidratos e açúcares;
  • a permanência na posição sentada ou em pé durante longos períodos de tempo;
  • o uso de anticoncepcionais, gestação, distúrbios hormonais;
  • a baixa ingestão de água durante o dia. O ideal é que a ingestão de água seja de 1,5 a 2,5 litros por dia, tendo sempre em conta o peso corporal de cada pessoa. 

Ambos os exemplos referidos acima podem dificultar o alívio destas patologias, caso não sejam tidos os cuidados necessários. 

Assim, podemos combater a retenção de líquidos através:

  • De uma alimentação mais saudável, com a ingestão de alimentos frescos, que normalmente diminuem a necessidade de sal e outros temperos. Podemos utilizar, por exemplo, a salsa, cebolinho, orégãos, cebola, alho, limão para temperar os nossos pratos. Devemos, ainda, evitar a ingestão de refrigerantes. É preferível apostar em bebidas como água de coco natural, sumos de frutas frescas (como melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo, chucu) e queijos magros e outros alimentos sem adição de sal e açúcares processados. Assim, conseguimos evitar o sódio em excesso no corpo e consequentemente a diminuição do inchaço. Neste caso, um aconselhamento nutricional por um especialista pode também ajudar neste processo e a aprender uma rotina de alimentação mais saudável e adaptada à nossa condição e necessidades. Adquira aqui a sua consulte com a nossa Nutricionista Especialista.  
  • Auxílio de alguns suplementos alimentares, como é o caso do Drena-it – Extrato Hidrofílico 500ml. Um suplemento alimentar composto por Complexo de Plantas, Vitaminas e Potássio, indicado para combater a retenção de líquidos, ajudando ainda no processo de emagrecimento e tratamento da celulite. Este apresenta características diuréticas, drenantes e desintoxicantes, através das substâncias naturais e de excelência que contém. Potencia a eliminação de toxinas e resíduos indesejáveis, que promovem a inflamação das células de gordura e o aparecimento de celulite. Acelera a circulação linfática, estimulando um melhor desempenho e funcionamento do trato urinário, prevenindo o aparecimento de edema (inchaço), causado pela retenção de líquidos. Além disso, contribui para um melhor funcionamento do metabolismo geral do organismo e proporciona uma maior energia e disposição ao longo do dia. Este pode ser um bom estimulante para quem tem alguma dificuldade em ingerir a quantidade necessária de água durante o dia. Este, se bem utilizado, ajuda a que nossa pele fique com um aspeto mais saudável e liso, pois promove a eliminação das imperfeições causadas pela celulite. Mas atenção, este não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado e equilibrado. Além disso, não deve ser excedida a toma diária recomendada. Não é aconselhável a grávidas e lactantes. Conheça melhor este produto aqui.
  • Uma prática de exercício físico diária também ajuda a combater estes problemas e os seus sintomas, que muitas vezes podem ser dores de cabeça, aumento da pressão arterial e dores no peito. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos ou cardiovasculares, como uma boa caminhada. Contudo esta deve por norma ser prescrita e acompanhada por um profissional, de forma a ir de encontro às necessidades de cada um de nós. 
  • A realização de tratamentos estéticos que promovam a drenagem linfática, como massagens drenantes localizadas, LPG de corpo ou a Pressoterapia. Ambos são técnicas especializadas e direcionadas para o controlo destas patologias. Apresentam resultados muito satisfatórios, pois auxiliam na prevenção do edema, e na diminuição da sensação de pernas inchadas, principalmente em casos de gravidez (em que estes tratamentos são ajustados à condição da pessoa). Conheça aqui melhor cada um destes serviços. 

Um dos nossos lemas, no SensiSpa, é sempre: “Hidratar para Desinchar”. Se tiver dúvidas, contacte-nos aqui!. Temos todo o gosto em aconselhá-lo e ajudá-lo a sentir-se sempre melhor. Contudo, é muito importante procurar um especialista para descartar outros fatores mais problemáticos e preocupantes que possam estar a contribuir para esta retenção de líquidos, caso esta patologia se mantenha mesmo com todos os cuidados.

Deixe um comentário